Análise e modelagem do problema de planejamento do transporte e da manutenção de bombas de infusão hospitalares

Autores

Palavras-chave:

Otimização combinatória, Problema de alocação e de transporte, Setor hospitalar, Manutenção de equipamentos, Bombas de infusão hospitalares

Resumo

Neste trabalho é considerado um problema de planejamento do transporte e do serviço de manutenção de bombas de infusão hospitalares. Para solução do problema abordado é proposto um modelo matemático que é validado através do software LINGO. Os resultados demonstram que a modelagem proposta em conjunto com o solver desenvolvido em linguagem LINGO são ferramentas importantes e perfeitamente adequadas para o correto tratamento do problema estudado.

Biografia do Autor

Tatiana Balbi Fraga, Centro Acadêmico do Agreste / Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Núcleo de Tecnologia do CAA / UFPE. Mestre e Doutora em Modelagem Computacional pelo IPRJ/UERJ com estágio de doutorado no INSA de Rouen. Engenheira de Produção pela UERJ.  Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa, tecnológicos e de extensão principalmente nas áreas de modelagem matemática e otimização contínua e combinat´ória.

Lays Cristiane Cavalcante de Alcântara Aguiar, Centro Acadêmico do Agreste / Universidade Federal de Pernambuco

Aluna do curso de Engenharia de Produção do CAA / UFPE.

Regilda da Costa e Silva Menêzes, Centro Acadêmico do Agreste / Universidade Federal de Pernambuco

Professora de Administra¸c˜ao do Núcleo de Gestão do CAA / UFPE. Mestre em Engenharia de Produ¸c˜ao e Doutora em Economia pela UFPE. Engenheira El´etrica Eletrot´ecnica pela UFPE.  Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa, tecnológicos e de extensão principalmente nas áreas de modelos causais probabil´ısticos para an´alise de sistemas, com enfoque em redes Bayesianas, e de gerenciamento de risco de rupturas de estoques em cadeias de suprimento.

Marcos Luiz Henrique, Centro Acadêmico do Agreste / Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Núcleo Interdisciplinar de Ciencias Exatas e da Natureza do CAA / UFPE. Mestre e Doutor em Matem´atica pela UFPE. Com Licenciatura em Ciˆencias e habilita¸c˜ao em Matem´atica pela Funda¸c˜ao do Ensino Superior da Vit´oria de Santo Ant˜ao.  Atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa, tecnológicos e de extensão principalmente na área de matemática aplicada, com enfoque em problemas contínuos e métodos estocásticos.

Referências

Bektas, T., 2006. The multiple traveling salesman problem: an overview of formulations and solution procedures. Omega, vol. 34, pp. 209–219.

FDA Organization, 2018. Infusion Pumps. 1 Jun. 2019 <https://www.fda.gov/medical-devices/general-hospital-devices-and-supplies/infusion-pumps>.

Mwanza, B. G., Mbohwa, C., 2015. An assessment of the effectiveness of equipment maintenance practices in public hospitals. Procedia Manufacturing, vol. 4, pp. 307 – 314.

Onifade, K., 2003. Informatics in Hospital Management. Unpublished M.Sc. report; Department of Business Administration, University of Lagos, Lagos, 2003.

Rashidnejad, M., Ebrahimnejad, S., Safari, J., 2018. A bi-objective model of preventive maintenance planning in distributed systems considering vehicle routing problem. Computers & Industrial Engineering, vol. 120, pp. 360-381.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Fraga, T. B., Aguiar, L. C. C. de A., Menêzes, R. da C. e S., & Henrique, M. L. (2021). Análise e modelagem do problema de planejamento do transporte e da manutenção de bombas de infusão hospitalares. Interação, 24(1), 265–279. Recuperado de http://interacao.org/index.php/edicoes/article/view/158

Edição

Seção

Artigos