BNCC e DRC/MT: das tentativas de implementação aos processos de ressignificação curricular

Autores

Palavras-chave:

Política curricular. Implementação. Perspectiva discursiva.

Resumo

Neste texto, discute-se o processo de ressignificação curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como política regulatória nacional que projeta sentidos, identidades e normatização para o campo didático nos contextos locais como estados, municípios e escolas do país. Evidencia-se o movimento reformista mais amplo com sentidos progressistas e liberais. Focaliza-se a negociação existente no âmbito do Mato Grosso, tendo em vista a articulação global e local, com destaque para a fragilidade do conceito de implementação como norteador para a proposição de um “novo currículo” para as escolas. O trabalho em tela pauta-se na teoria do discurso de Ernesto Laclau (2013, 2015) e na perspectiva discursiva desenvolvida por Lopes (2015). Como elementos teóricos para a problematização, considera-se a noção de disputas em contextos de produção de política cultural bem como as ideias de demanda, articulação, contingência e significantes vazios. Como resultado, é possível destacar que a produção curricular é uma ação dinâmica de produção de sentidos com tendência regulatória e prescritiva, a qual delineia um projeto de escolarização voltado ao desenvolvimento integral. Nesse sentido, a experiência de Mato Grosso é relevante, visto que a organização curricular, embora seja nomeada de ciclo de formação humana, agrega sentidos de uma organização por ciclo de aprendizagem, dividindo espaço com a organização seriada na última etapa da Educação Básica, com objetivos educacionais classificados e uma proposta desenvolvimentista de educação integral.

Biografia do Autor

Geniana Santos, UFMT

Docente na Pós Graduação em Educação (PPGE/UFMT); Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Membro do Núcleo de Educação a Distância (NEAD/UFMT); Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Contemporâneas em Currículo e Formação (GPLICC-For), linha de pesquisa em Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas; Membro da Linha de Pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura (UERJ).

Delvânia Aparecida Góes Santos , Universidade Federal de Rondonópolis

Docente no Curso de Letras- Língua Inglesa, na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Doutoranda na Pós Graduação em Educação (PPGE/UFMT), na Linha de Pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, Grupo de Pesquisa Políticas Contemporâneas de Currículo e Formação (GPLICC-For).

 

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Santos, G., & Santos , D. A. G. . (2021). BNCC e DRC/MT: das tentativas de implementação aos processos de ressignificação curricular. Interação, 21(1), 360–373. Recuperado de https://interacao.org/index.php/edicoes/article/view/176

Edição

Seção

Artigos