Desvelando a trajetória profissional das educadoras na creche em um município no sul da Bahia

Autores

  • Geane Silva dos Santos Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Cândida Maria dos Santos Daltro Alves Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC https://orcid.org/0000-0002-3727-7623
  • Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Elioenai Santos de Santana Farias Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Rosilane Maciel Silva Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Palavras-chave:

trajetória profissional; educadoras; creche; crianças; infâncias

Resumo

Neste artigo foi problematizada a trajetória profissional das educadoras na creche em um município no sul da Bahia, e suas impressões sobre concepções de crianças e infâncias. Para construção deste trabalho, seguiu-se como parâmetro a pesquisa-ação existencial sugerida por René Barbier (2007), em conjunto com os fundamentos teóricos e metodológicos orientados por Paulo Freire (2005), na obra “Pedagogia do Oprimido”.  

 

Biografia do Autor

Geane Silva dos Santos Andrade, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2019). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2010). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2007). Docente na Rede Municipal de Ensino em Ilhéus/BA (2008). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional/PPeGE – UESC, atuando no sub grupo Formação de Professores e do Grupo de Pesquisa - Rede de Pesquisas e Extensão – Discursos, Representações e Violência na Escola UESB/UESC.

Cândida Maria dos Santos Daltro Alves, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Cândida Maria Santos Daltro Alves é Doutora em Educação pela UNICAMP e Professora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC).

Nayara Bitencourt Andrade Oliveira Pinheiro, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação-PPGE da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (2019), é integrante do Projeto de Extensão: Brincando e Aprendendo na Educação Infantil, coordenado pela Profa. Dra. Cândida Maria Santos Daltro Alves e dos Grupos de Pesquisa: “Políticas Públicas e Gestão Educacional” (PPeGE) da UESC e “Rede de Pesquisa Discursos, Representações Violência na Escola”, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia –UESB, Licenciatura em Pedagogia desde (1996), pela Universidade do Estado da Bahia UNEB, graduação em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, desde (2000), exercício da advocacia desde (2001). Professora da Rede Estadual, atuando na Educação Básica desde (1993), Professor Formador I, do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da Universidade Estadual de Sana Cruz- UESC, (2021).

Elioenai Santos de Santana Farias, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Elioenai Santos de Santana Farias

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação/PPGE - Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/ Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão Educacional/PPeGE - UESC. 

Rosilane Maciel Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Rosilane Maciel da Silva é mestra pela Universidade Estadual de Santa Cruz, no curso, Formação de Professores da Educação Básica - Mestrado Profissionalizante no ano de 2013 discutindo: O processo de formação da Identidade étnico-cultural das crianças negras: Um diálogo com a escola.

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Santa Cruz (96-2000). Atua como professora há mais de 29 anos na educação básica nas Unidades de Ensino: Colégio Municipal Alice Fuchs de Almeida, e Colégio Estadual Menandro Minhaim no município de Una. Possuindo Especialização em Administração da Educação, curso de Gestão escolar 2003.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Andrade, G. S. dos S., Alves, C. M. dos S. D., Pinheiro, N. B. A. O., Santos de Santana Farias, E. ., & Silva, R. M. (2021). Desvelando a trajetória profissional das educadoras na creche em um município no sul da Bahia. Interação, 21(1), 468–473. Recuperado de https://interacao.org/index.php/edicoes/article/view/181

Edição

Seção

Artigos