Design de Recursos Didáticos para Crianças com TEA

Autores

  • Ivana Marcia Maia IFMA https://orcid.org/0000-0003-1942-7795
  • Yasmin Sousa Silva Instituto Federal do Maranhaão
  • Yasmin Serra Silva Instituto Federal do Maranhão
  • Priscila Benitez Universidade Federal do ABC
  • André Soares Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista; Design Inclusivo; Design Gráfico.

Resumo

O transtorno do espectro autista (TEA) é uma forma de desenvolvimento ao longo da vida definida por critérios diagnósticos que incluem déficits de comunicação social e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades (APA, 2013).  No Brasil estima-se que mais de dois milhões de pessoas tem Transtornos do Espectro Autista (TEA) (Paiva Junior, 2013). Sabe-se que tais transtornos se manifestam de forma individualizada e comprometem a comunicação e a socialização do indivíduo que os manifestam, o que torna desafiador o processo de sua inclusão social. Este projeto visa propor metodologia específica para o design gráfico de ferramentas voltadas ao ensino de crianças autistas. Pretende-se desenvolver conjuntos de atividades e disponibilizá-las nas versões física e digital. Dessa forma, será possível avaliar a resposta da criança autista quanto aos estímulos físicos e cognitivos, além dos aspectos relativos à aprendizagem.

Biografia do Autor

Yasmin Sousa Silva, Instituto Federal do Maranhaão

Pesquisadora, técnica em Comunicação Visual, formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Yasmin Serra Silva, Instituto Federal do Maranhão

Estudante do Curso Técnico em Comunnicação Visual do Instituto Federal do Maranhão, Campus Monte Castelo.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Maia, I. M., Silva, Y. S., Silva, Y. S., Benitez, P., & Soares, A. (2021). Design de Recursos Didáticos para Crianças com TEA. Interação, 21(1), 528–537. Recuperado de https://interacao.org/index.php/edicoes/article/view/83

Edição

Seção

Artigos