A avaliação formativa no ensino remoto: algumas reflexões acerca da ação docente

Autores

  • Antonia Dalva França-Carvalho Universidade Federal do Piauí
  • Zilda Tizziana Santos Araújo Universidade Federal do Piauí
  • Gisele de Sousa Serafim Universidade Federal do Piauí
  • Jucyelle da Silva Sousa Universidade Federal do Piauí

Resumo

Considerando o cenário atual da Educação Brasileira que se encontra submersa na modalidade do Ensino Remoto/Híbrido, em razão da pandemia provocada pelo vírus COVID-19 (SARS-CoV-2), muitas reflexões surgem no âmago dos debates educacionais e têm permeado o fazer docente. Uma delas incide sobre a avaliação da aprendizagem que tem provocado novos desafios a alunos e professores. Daí a relevância de se compreender como o processo de avaliação está sendo desenvolvido no ensino remoto. Esta fenomenologia nos levou a questionar: como os professores têm avaliado as aprendizagens dos discentes ao longo desse período de aulas não presenciais?  Estariam as evidências dessas aprendizagens sendo utilizadas para mediarem, de maneira contínua e reflexiva, o processo de ensino e aprendizagem, ou seja, de modo formativo? Estas questões delimitam uma investigação no campo da Avaliação Formativa no Ensino Remeto e decorrem de nossas experiências de práticas de ensino em diferentes contextos da Educação Básica.

Referências

FRANÇA-CARVALHO, Antonia. D.; SOUSA, Jucyelle da S.; TAVARES, Andrezza M. B. do N. Infância e ensino remoto: mobilizando o patrimônio educativo imaterial em tempos de pandemia. In: Revista Humanidades e Inovação, v. 8, n. 32. Fev, 2021.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. [Trad. Patrícia C. Ramos]. Porto Alegre: ARTMED, Editora, 2001.

HAYDT, Regina Celia Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação: mito e desafio-uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade, Porto Alegre, 1991.

HOFFMANN, Jussara M. L. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2008.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistémica da mudança pedagógica. In: ESTRELA. Albano, NÓVOA, Antonio (Orgs.). Avaliações em educação: Novas perspectivas. Porto, Portugal: Porto Editora LDA, 1993, p. 171-191.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1996.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.

LUCKESI, Carlos Cipriano. O que é mesmo o ato de avaliar?. Pátio. Porto alegre: ARTMED. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000..

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

França-Carvalho, A. D., Araújo, Z. T. S., Serafim, G. de S., & Sousa, J. da S. (2021). A avaliação formativa no ensino remoto: algumas reflexões acerca da ação docente. Interação, 21(1), 38–46. Recuperado de https://interacao.org/index.php/edicoes/article/view/87

Edição

Seção

Artigos