Práticas de currículo em tempos de pandemia no território do Piemonte Norte do Itapicuru – Bahia

Autores

  • Pedro Paulo Souza Rios Universidade do Estado da Bahia
  • Laíse de Souza Nascimento Universidade do Estado da Bahia
  • Thaynara Oliveira da Silva Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Currículo, Pandemia, Práticas Docente

Resumo

Considerando o atual contexto social em decorrência da pandemia do COVID-19, o presente estudo buscou analisar as práticas docente a partir do currículo estabelecido durante a pandemia, em três municípios do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru, localizado no Semiárido da Bahia. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, a partir do método (auto)biográfico e teve como instrumento de coleta de dados as entrevistas narrativas de três professoras da rede pública municipal. Compreendemos portanto, que em tempos de isolamento social, em decorrência da Pandemia ocasionada pela COVID-19, repensar os aspectos importantes para compor o currículo é crucial na construção do conhecimento. É importante ressaltar que o uso de tecnologias não é algo novo, contudo, na educação, não nunca foi tão necessária como na atual conjuntura, requerendo um plano de ação na perspectiva da formação continuada de professores/as.

Referências

ABRAHÃO, M. H. M. B. Elementos Histórico-sociais - um olhar transversal no contexto espaço-temporal das Histórias de Vida. ln: ABRAHÃO, M.H.M.B. (org.). História e Histórias de Vida - Destacados Educadores fazem a História da Educação Rio-grandense. p. 253-279. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

ARAÚJO, R. S. de. Contribuições da Metodologia WebQuest no Processo de letramento dos alunos nas séries iniciais no Ensino Fundamental. In: MERCADO, L. P. L. (org.). Vivências com Aprendizagem na Internet. Maceió: Edufal, 2005.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: www.gov.br/mec/pt-br. Acesso: 01 dez. 2020.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação/ Conselho Pleno. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 18 fev. 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 01 dez. 2020.

CANI, J. B. et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. V. 6. Edição Especial, 2020.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre. Artes Médicas, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Didática na formação de professores: entre a exigência democrática de formação cultural e científica e as demandas das práticas socioculturais. In: SANTOS, A.; SUANNO, M. V. Didática e formação de professores: novos tempos, novos modos de aprender e ensinar. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SILVA, T. T. Documentos de identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SOUZA, E. C. de. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, E. C; ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: Edipucrs, 2006a. p. 135-147.

UNESCO. Corona vírus deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola. Brasil, 18 de março de 2020. Disponível em https://nacoesunidas.org/coronavirus-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunosfora-da-escola-diz-unesco/ Acesso em 17 de out. de 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Rios, P. P. S., Nascimento, L. de S., & Silva , T. O. da. (2021). Práticas de currículo em tempos de pandemia no território do Piemonte Norte do Itapicuru – Bahia. Interação, 21(1), 155–168. Recuperado de https://interacao.org/index.php/edicoes/article/view/98

Edição

Seção

Artigos